Gurgel Supercross
A
Gurgel Motors S.A foi a única
fábrica de carros totalmente nacional fundada pelo engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel,
que deu seu nome a marca.
Com
o intuito de fabricar carros com capital nacional, o empresário construiu em
1969 em São Paulo a primeira e única até hoje fábrica de automóveis 100%
brasileiros, em 1975 ele mudou-se para Rio Claro/SP, buscando mais espaço
físico, onde desenvolveu seus melhores modelos entre carts e minicarros e
posteriormente modelos que falaremos a seguir.
Fábrica de de Rio Claro/SP
Em
27 anos de existência a marca chegou a fabricar mais de 30.000 mil carros,
todos eles nacionais.
Os
carros da Gurgel em sua maioria eram utilitários e alguns elétricos, carros que
viraram conceito, tinham bom preço e versatilidade, até o exército brasileiro
virou cliente da Gurgel, três modelos fabricados eram os prediletos dos
militares, que eram os X12 e X15 e
alguns dos X20 também foram
vendidas.
X12
X20
Em
1979, todos os modelos da marca foram expostos no Salão do automóvel de
Genebra, onde o jipe brasileiro foi um sucesso para os estrangeiros.
Em
1980 a Gurgel tentava dar um salto forte no mercado e entrava para área dos
carros elétricos, construiu um prédio na fábrica de Rio Claro que daria início
a fabricação destes modelos.
O
primeiro carro elétrico da marca foi o Itaipu
E150 e logo depois o mono volume E400,
mas seus carros elétricos não foram muito longe por terem alto custo com
baterias e baixa autonomia, o que obrigaria a fabrica descontinuar com a produção
dos mesmos.
Itaipu E150
Com
o tempo e duro trabalho e investimento a marca se destacou e começou a exportar
para mais de 40 países, o que fez a Gurgel se tornar uma multinacional, ou como
dizia João Gurgel, “muitonacional”.
Os
principais carros da marca e mais aceitáveis pelo mercado eram o BR-800 e seus sucessor Supermini, que foi um sucesso em 1992.
Supermini
Nesta
mesma época, o governo brasileiro de Fernando
Collor de melo tomaria medidas governamentais que destruiria a Gurgel, uma
delas foi isentar do IPI dos carros com motor menor que 1000 cm³. Isto levou
grandes montadoras estrangeiras a lançarem carros menores que os da Gurgel e com
muito mais recursos, que é o caso do Uno Mille e o Gol. Outra medida foi
liberar a importação de veículos que trariam carros com muita tecnologia ao
país e mais baratos que os da marca brasileira.
A
partir daí a fábrica não pode mais se sustentar, deixando de vender seus
modelos e ter dinheiro para investir em tecnologia para seus carros, ainda houve algumas tentativas de superação fazendo dívidas em bancos para levantar a
marca, mas tudo em vão, deixando a empresa endividada e sem futuro no mercado.
Então
sem apoio do governo e após várias tentativas sem sucesso, a Gurgel entrou em
concordata e deixou uma dívida de mais de R$ 280 milhões.
Em
2004 o empresário Paulo Emílio Freire
Lemos, comprou a fábrica e deu continuidade a Gurgel que ainda existe, mas
que nada tem a ver com a Gurgel Motors
S.A.
Fábrica após falência
Enfim,
após sua falência, a fábrica de Rio Claro foi depredada e alvo de furtos e
vândalos até ser vendida para pagarem dívidas relacionadas a rescisões de
funcionários da antiga Gurgel, triste saber que uma coisa totalmente nossa
terminasse desta forma, ficaríamos muito felizes em dar uma volta em um Gurgel
2016 por aí.
vergonha nossos lideres dês do começo são uns vendidos.
ResponderExcluirMAIS UMA VEZ, O GOVERNO BRASILEIRO MAIS ATRAPALHA, DO QUE AJUDA.
ResponderExcluirO GOVERNO BRASILEIRO NAO SERVE PARA NADA.