quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

PORQUE A ÚNICA FÁBRICA DE CARROS “100%” BRASILEIRA FALIU

Gurgel Supercross

A Gurgel Motors S.A foi a única fábrica de carros totalmente nacional fundada pelo engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, que deu seu nome a marca.
Com o intuito de fabricar carros com capital nacional, o empresário construiu em 1969 em São Paulo a primeira e única até hoje fábrica de automóveis 100% brasileiros, em 1975 ele mudou-se para Rio Claro/SP, buscando mais espaço físico, onde desenvolveu seus melhores modelos entre carts e minicarros e posteriormente modelos que falaremos a seguir.


Fábrica de de Rio Claro/SP


Em 27 anos de existência a marca chegou a fabricar mais de 30.000 mil carros, todos eles nacionais.
Os carros da Gurgel em sua maioria eram utilitários e alguns elétricos, carros que viraram conceito, tinham bom preço e versatilidade, até o exército brasileiro virou cliente da Gurgel, três modelos fabricados eram os prediletos dos militares, que eram os X12 e X15 e alguns dos X20 também foram vendidas.


X12

X20


Em 1979, todos os modelos da marca foram expostos no Salão do automóvel de Genebra, onde o jipe brasileiro foi um sucesso para os estrangeiros.  
Em 1980 a Gurgel tentava dar um salto forte no mercado e entrava para área dos carros elétricos, construiu um prédio na fábrica de Rio Claro que daria início a fabricação destes modelos.
O primeiro carro elétrico da marca foi o Itaipu E150 e logo depois o mono volume E400, mas seus carros elétricos não foram muito longe por terem alto custo com baterias e baixa autonomia, o que obrigaria a fabrica descontinuar com a produção dos mesmos.


Itaipu E150

Com o tempo e duro trabalho e investimento a marca se destacou e começou a exportar para mais de 40 países, o que fez a Gurgel se tornar uma multinacional, ou como dizia João Gurgel, “muitonacional”.
Os principais carros da marca e mais aceitáveis pelo mercado eram o BR-800 e seus sucessor Supermini, que foi um sucesso em 1992.


Supermini

Nesta mesma época, o governo brasileiro de Fernando Collor de melo tomaria medidas governamentais que destruiria a Gurgel, uma delas foi isentar do IPI dos carros com motor menor que 1000 cm³. Isto levou grandes montadoras estrangeiras a lançarem carros menores que os da Gurgel e com muito mais recursos, que é o caso do Uno Mille e o Gol. Outra medida foi liberar a importação de veículos que trariam carros com muita tecnologia ao país e mais baratos que os da marca brasileira.
A partir daí a fábrica não pode mais se sustentar, deixando de vender seus modelos e ter dinheiro para investir em tecnologia para seus carros, ainda houve algumas tentativas de superação fazendo dívidas em bancos para levantar a marca, mas tudo em vão, deixando a empresa endividada e sem futuro no mercado.
Então sem apoio do governo e após várias tentativas sem sucesso, a Gurgel entrou em concordata e deixou uma dívida de mais de R$ 280 milhões.
Em 2004 o empresário Paulo Emílio Freire Lemos, comprou a fábrica e deu continuidade a Gurgel que ainda existe, mas que nada tem a ver com a Gurgel Motors S.A.


Fábrica após falência

Enfim, após sua falência, a fábrica de Rio Claro foi depredada e alvo de furtos e vândalos até ser vendida para pagarem dívidas relacionadas a rescisões de funcionários da antiga Gurgel, triste saber que uma coisa totalmente nossa terminasse desta forma, ficaríamos muito felizes em dar uma volta em um Gurgel 2016 por aí.
















2 comentários:

  1. vergonha nossos lideres dês do começo são uns vendidos.

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  2. MAIS UMA VEZ, O GOVERNO BRASILEIRO MAIS ATRAPALHA, DO QUE AJUDA.
    O GOVERNO BRASILEIRO NAO SERVE PARA NADA.

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