Há
muitas pessoas que deixam o câmbio em neutro em descidas e ladeiras achando que
estão economizando gasolina/álcool.
Então
segue a dúvida, deixar o câmbio em ponto morto realmente economiza combustível?
Não, Quando a marcha está
desengatada, o sistema de freio é muito exigido e pode acabar falhando. Para
não correr esse risco, posicione o câmbio na marcha mais alta – mesmo que não
haja aceleração. Além do mais, no caso dos veículos modernos, quando se mantém
o câmbio engrenado o sistema eletrônico corta o fornecimento de combustível do
motor, auxiliando ainda na frenagem e economizando gasolina ou álcool. A
injeção eletrônica mesmo em ponto morto consome combustível, porque ela está
sempre injetando gasolina, daí o seu nome (injeção
eletrônica).
Tempos
atrás, antes de inventarem a injeção eletrônica, os carros carburados só
consumiam combustível se estivessem engrenados e em aceleração, se você pisasse
na embreagem ou deixasse em neutro, ele economizava sim, pelo simples fato do
carburador não deixar a gasolina ir para o motor em grandes proporções como
quando estava engrenado, mas isso não acontece com carros não carburados.
Ponto
morto serve para quando o carro estiver parado e ligado, com ou sem motorista,
deve ser utilizado em grandes pausas, como em semáforos ou engarrafamentos e
ajudam a aliviar a embreagem, que não deve ser usada em excesso pois pode se
desgastar.
Então
segue a dica, em descidas, carro engrenado, nada de ponto morto.
esse procedimento nao funciona, gostaria de opinar também sobre economia de consumo; um ponto que interfere diretamente neste assunto é a manutenção, essencial para garantir as características de rendimento e a boa performance. O motorista deve respeitar a categoria de óleo especificada no manual do proprietário e manter o nível correto. Uma boa lubrificação evita aumento do atrito interno do motor, o qual gera perdas expressivas e diminui a vida útil, além de também diminuir o desempenho, aumentando o consumo.
ResponderExcluirO Filtro de ar obstruído pode também aumentar o consumo em até 10%. A gasolina aditivada ajuda a manter o sistema de injeção e o motor em geral mais limpo
durante um prazo bem maior. Motor ajustado, carburadores ou sistema de injeção limpo, velas limpas e com folga correta dos eletrodos são outros itens que devem ser verificados.
Diversos detalhes interferem no consumo de combustível. Os pneus, por exemplo, devem ser calibrados conforme especificação do fabricante a cada semana, de preferência sempre quando estiverem frios.
Por causa da pavimentação ruim das ruas, alguns motoristas optam por diminuir a
pressão dos pneus para obter mais conforto. Porém, a prática ocasiona desgaste irregular dos compostos e faz o consumo de combustível crescer em até 3%, assim como também aumentar o diâmetro do pneu, fazendo com que a moto perda em rendimento, aumentando ainda o atrito, o consumo e o desgaste do motor.
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