quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

RESTAURAÇÃO DA LAND ROVER DEFENDER DE BOB MARLEY


Foram 3 décadas paradas na garagem da antiga casa de Bob Marley, atual museu dedicado em sua memória.

Quando nos lembramos de Bob Marley, lembramos de coisas ligadas ao reggae, a ervas naturais, a Jamaica, a um ídolo da música, mas nunca lembramos de um carro.
Mas o astro do reggae Bob Marley gostava de carros sim, primeiro ele comprou um BMW New Six E3, também conhecido como Bavária, que era o carro mais luxuoso da década de 70, mas Bob fazia questão de explicar que não foi este o motivo de comprar um.


Tempos depois o músico decidiu trocar o sedã alemão por algo mais forte e resistente. Uma Land Rover Defender Series III, a marca Land Rover operava na Jamaica oficialmente desde 1976 e a defender era um carro muito útil para enfrentar as estradas precárias do país.

“Agora eu dirijo um jipe. Um jipe velho, para ninguém ficar dizendo por aí que eu tenho um BMW”, disse Bob Marley em 1980.

Seus filhos sempre iam a escola na caçamba da Land Rover, ela fez parte da vida do cantor que faleceu de câncer em maio de 1981, depois ela ficou parada na casa do músico em Kingstown por 30 anos.

O carro após todos estes anos, estava em péssimas condições de uso e nem motor tinha, mas em comemoração aos 70 anos de Bob Marley foi feita uma minuciosa restauração no veículo.


Os responsáveis pela restauração foram especialistas da Jamaica, que trabalham na ATL Automotive, representante oficial da marca Land Rover no país.
Quando o Defender chegou na garagem da ATL, logo viram que seria um desafio restaura-la, porque seu interior e partes da estrutura estavam em condições muito ruins.


Peças vieram do todo o mundo para recriarem a Land Rover Defender em seu estado original. O motor veio da Etiópia, na África e partes da carroceria vieram da Inglaterra, cerca de 20% do carro foi feito do zero, ou artesanalmente.


Foi um grande desafio para a equipe da Land Rover recriar este ícone, todo o projeto levou cerca de 2 anos para ser concluído.

O Defender foi apresentado no dia 6 de fevereiro de 2015, no mesmo dia em que Bob Marley completaria 70 anos de idade.


Os filhos do músico também acompanharam esta restauração e alguns deles até participaram do projeto, tem o exemplo do pai e atualmente utilizam o carro para percorrer as estradas jamaicanas, assim como Bob o fazia.

O Land Rover Defender Series III teve seus bancos com as cores da bandeira da Jamaica e da filosofia rastafári, ela voltará a casa do músico após passar por uma pequena turnê pela ilha caribenha, em comemoração aos 70 anos de Bob Marley.

























0 comentários:

Postar um comentário