sábado, 5 de março de 2016

PORQUE OS BRASILEIROS AMAM CARROS REBAIXADOS


Isto já se tornou uma febre em praticamente todas as cidades brasileiras, carros baixos, alguns sem suspensão, raspando no chão e quebra-molas e deixam cada vez mais pessoas interessadas neste estilo.

Assim como roqueiros gostam de calças rasgadas e cabelo grande; assim como punks gostam de um estilo agressivo e diferente; assim como mulheres gostam de maquilagem e roupas caras, eles amam seus carros rebaixados, quanto mais baixo melhor, a centímetros do chão, há aqueles que até usam chapa de aço sob a carroceria para proteger seu veículo rebaixado de possíveis raspadas no asfalto.


Enfim é um estilo, tem se tornado muito comum entre jovens e chamam muita a atenção por onde passam, mas fica a dúvida; carro rebaixado não é proibido? Pode trazer danos e diminuir a vida útil do veículo? Muda alguma coisa no conforto e dirigibilidade?


Como você deve saber, modificações na suspensão são um trabalho delicado e podem afetar diretamente a segurança do veículo. Por esta razão, é obrigatória a inspeção por oficinas credenciadas pelo Inmetro e uma posterior autorização emitida pelo Departamento de Trânsito local.

Em relação a proibição, é uma polêmica que acontece a anos no Brasil, foram tomadas medidas de proibição pelos departamentos de trânsito das cidades, mas temporárias e encontram brechas na lei que permitem uma pessoa ter um carro com a suspensão alterada, desde de que seja feita a inspeção e regularizada pelo Conselho Nacional de Trânsito, o que nem sempre ocorre.

Vamos ver o que diz a Lei;

Segundo o artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro, nenhum proprietário poderá fazer modificações sem autorização da autoridade competente, e o artigo 106 deixa claro que “em caso de modificação de veículo será exigido, para licenciamento e registro, um certificado de segurança expedido por instituição técnica credenciada por órgão ou entidade de metrologia legal, conforme norma elaborada pelo Contran. ”
Isso significa que você pode modificar seu carro, desde que o Detran e o Contran autorizem as modificações.


Além de comprometer a segurança, o rebaixamento altera totalmente a dirigibilidade do veículo, perdendo em conforto e estabilidade. Carros são fabricados com uma engenharia moderna, mas para manter suas características de fábrica e qualquer alteração muda totalmente seu desempenho e durabilidade.

Mas apaixonados são apaixonados, não querem saber de blá, blá, blá nem nada, querem andar e desfilar pelas ruas com seus rebaixados e trazer um estilo diferente de carros, afinal, gosto é gosto e cada um tem o seu, mesmo que seja tratando-se de seu carro.




























Um comentário: