quinta-feira, 3 de março de 2016

PORQUE CARROS UTILITÁRIOS A DIESEL SÃO PROIBIDOS NO BRASIL?


Bem como sabemos o Brasil é o único país em que é proibido por lei carros de pequeno porte a diesel, nossos vizinhos latinos usam a anos carros assim e os argentinos têm cerca de 35% da sua frota a diesel e mais da metade da frota europeia usam gás óleo.

A escolha destes países pelo óleo diesel se deu por causa do alto preço da gasolina lá fora, de € 1,20 a € 1,75 por litro (R$ 4,15 a R$ 6), enquanto o diesel sai, em média € 0,20 mais barato.

Motores a diesel são 30% mais econômicos que motores a gasolina, um carro de passeio a diesel pode chegar a fazer até 30km/l dentro da cidade e um a gasolina bem econômico chega a no máximo 15,5 km/l em percurso urbano.



Os únicos veículos que podem utilizar óleo diesel em nosso país são caminhões, ônibus, picapes com capacidade de carga superior a 1.000 kg e utilitários com tração 4×4 e reduzida (onde se incluem as picapes médias, SUVs e crossovers) podem usar esses motores.

A gasolina e o etanol vêm aumentando seus preços no país todos os anos e a proibição continua firme e forte. Houveram tentativas de derrubar a proibição, mas todas vetadas pelo congresso.

A proibição do uso do diesel no Brasil se deu em 1976, a 39 anos atrás. A portaria nº 346 de 10 de novembro de 1976, decretada pelo governo, utilizou como argumentos o processo de refino favorável à produção de gasolina em vez de diesel; a necessidade de redução da importação de petróleo e derivados; a concentração do uso do diesel para transporte de cargas e transporte coletivo de passageiros — aqui incluem-se os subsídios ao diesel para esta finalidade; e o incentivo a pesquisas de alternativas independentes do petróleo. Isto tudo porque passávamos pela crise do petróleo no Brasil na época.

Antigamente o diesel era sujo e grosso, causava grande poluição do ar e os carros desta época emitiam muitos ruídos contribuindo com a poluição sonora, o que não ocorria em carros a gasolina ou a álcool.

Mas os tempos são outros, motores atuais a diesel passaram por uma evolução e poluem menos do que os a gasolina (dependendo do modelo) e o óleo diesel passou por vários processos de desenvolvimento, onde hoje em dia ele é claro e seco.


Até que o óleo diesel seja liberado para carros de passeio no Brasil, vamos ter que continuar pagando caro pela gasolina/álcool, tentando economizar não só na carteira, mas também em quilômetros rodados, utilizando meios de transportes paralelos, com menos conforto, segurança e eficácia. Deixando de fazer muitas viagens de carro pelo país, onde com certeza contribuiriam para a economia nacional.





























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