Bem
como sabemos o Brasil é o único país em que é proibido por lei carros de
pequeno porte a diesel, nossos vizinhos latinos usam a anos carros assim e os
argentinos têm cerca de 35% da sua frota a diesel e mais da metade da frota
europeia usam gás óleo.
A
escolha destes países pelo óleo diesel se deu por causa do alto preço da
gasolina lá fora, de € 1,20 a € 1,75 por litro (R$ 4,15 a R$ 6), enquanto o
diesel sai, em média € 0,20 mais barato.
Motores
a diesel são 30% mais econômicos que motores a gasolina, um carro de passeio a
diesel pode chegar a fazer até 30km/l dentro da cidade e um a gasolina bem
econômico chega a no máximo 15,5 km/l em percurso urbano.
Os
únicos veículos que podem utilizar óleo diesel em nosso país são caminhões,
ônibus, picapes com capacidade de carga superior a 1.000 kg e utilitários com
tração 4×4 e reduzida (onde se incluem as picapes médias, SUVs e crossovers)
podem usar esses motores.
A
gasolina e o etanol vêm aumentando seus preços no país todos os anos e a
proibição continua firme e forte. Houveram tentativas de derrubar a proibição,
mas todas vetadas pelo congresso.
A
proibição do uso do diesel no Brasil se deu em 1976, a 39 anos atrás. A
portaria nº 346 de 10 de novembro de 1976, decretada pelo governo, utilizou como
argumentos o processo de refino favorável à produção de gasolina em vez de
diesel; a necessidade de redução da importação de petróleo e derivados; a
concentração do uso do diesel para transporte de cargas e transporte coletivo
de passageiros — aqui incluem-se os subsídios ao diesel para esta finalidade; e
o incentivo a pesquisas de alternativas independentes do petróleo. Isto tudo
porque passávamos pela crise do petróleo no Brasil na época.
Antigamente
o diesel era sujo e grosso, causava grande poluição do ar e os carros desta
época emitiam muitos ruídos contribuindo com a poluição sonora, o que não
ocorria em carros a gasolina ou a álcool.
Mas
os tempos são outros, motores atuais a diesel passaram
por uma evolução e poluem menos do que os a gasolina (dependendo do modelo) e o
óleo diesel passou por vários processos de desenvolvimento, onde hoje em dia
ele é claro e seco.
Até
que o óleo diesel seja liberado para carros de passeio no
Brasil, vamos ter que continuar pagando caro pela gasolina/álcool, tentando
economizar não só na carteira, mas também em quilômetros rodados, utilizando
meios de transportes paralelos, com menos conforto, segurança e eficácia.
Deixando de fazer muitas viagens de carro pelo país, onde com certeza contribuiriam
para a economia nacional.
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