quarta-feira, 2 de março de 2016

FERRARI F40


Na minha opinião é a mais linda das clássicas Ferrari´s, com desing inovador totalmente a frente de seu tempo, a Ferrari F40 trouxe um perfil futurístico e uma nova categoria a marca, contava com uma figura ousada e diferente dos antigos modelos criados pela fábrica italiana, começaria ali um novo conceito em Ferrari.


A Ferrari F40 é um carro esportivo coupé duas portas, de tração traseira e motor central-traseiro, projetado com conceitos aerodinâmicos utilizados em carros de competição. Apesar da sua capacidade de atingir grandes velocidades a F40 não foi projetada para corridas, mas sim para fins comerciais.

Ela é considerada a avó do modelo Ferrari Enzo, que era batizada com o nome do fundador da Ferrari. A Ferrari F40 foi a última Ferrari construída com conceito de Enzo Ferrari, que faleceu em 1988.

Enzo Ferrari


A F40 podia chegar aos incríveis 324 km/h, que era uma marca impressionante para a época e chegou a ser eleita o carro mais veloz do mundo a ser produzido em série. 

Contava também com aerofólios na parte traseira que ajudavam o carro a se manter no chão quando em altas velocidades, além de deixar o carro com um clima ousado e atraente bem diferente dos carros fabricados na década de 80.

Sua produção efetiva se iniciou em 1988, terminando de ser fabricada em 1991, sendo produzidas 1.311 unidades no total.

"Se Deus fosse uma máquina, certamente seria uma F40" - Enzo Ferrari


O motor da F40 é uma versão aumentada do motor IHI V8 da 288 GTO, equipado com bi turbo, chegando a 478 cavalos a 7000 rpm. Tendo a F40 três tubos de escape, os tubos laterais liberam a exaustão das bancadas de cilindros, enquanto a saída central libera a exaustão dos gases da wastegates dos turbo compressores.


Sua carroceria recebeu um acabamento totalmente novo, criado por Leonardo Fioravanti, possui painéis da carroceria feitos de fibra de carbono, alumínio e kevlar, dando baixo peso e alta resistência.


A Ferrari F40 era um luxo para poucos, teve importante papel no desenvolvimento da categoria, gerando grandes ideias de desing para a Ferrari e outras marcas como Lamborghini e Mitsubishi que seguem a linha do modelo. Ainda existem colecionadores que tem a sua, principalmente nos EUA e Europa, atualmente seu valor de mercado pode chegar até R$ 700 mil, bom valor para colecionadores e apaixonados pela Ferrari.














































0 comentários:

Postar um comentário