sexta-feira, 4 de março de 2016

TOYOTA LANÇA CARRO MOVIDO A LIXO


No final de 2014, a montadora japonesa Toyota (referência no mundo automotivo) lançou um carro revolucionário e a intenção da montadora é mudar o mundo com este modelo inovador.

Seu nome é Mirai e ele é um carro elétrico, mas sua energia não vem de tomadas (como no Nissan Leaf), nem de um motor a combustão gerando carga para baterias, mas sim de pilha a hidrogênio, ele emite zero de poluente e o que sai do espacamento é somente água limpa, produto final da reação interna de hidrogênio com o oxigênio do ar.


Mas daí vem a pergunta; onde o lixo entra nesta história?

Acontece assim: Postos com bombas especializadas transformam matéria orgânica e inorgânica em hidrogênio, este hidrogênio carrega baterias que servem de combustível para o carro, isto causou uma certa polêmica entre os americanos que já tem grande parte do país equipado com postos elétricos, diferente do usado pelo Mirai. Quando os americanos perguntaram com o que o carro poderia ser abastecido, eles responderam:

“O hidrogênio pode ser obtido de diversas fontes, permitindo que o Mirai seja movido inclusive a "bullshit", termo inglês que significa cocô de vaca (literalmente), merda (no uso corriqueiro) ou bobagem/besteira (na mesma acepção do português).


Mas para ter um carro destes é preciso desembolsar R$ 170 mil no Japão e mais de R$ 220 mil na Europa, sem contar os impostos e já contabilizando a ajuda dos governos locais para modelos "verdes" e ainda tem que esperar numa fila quilométrica, pois sua produção é de apenas 3 carros por dia ou 700 unidades por ano, ou seja, sua frota de 3 anos já está toda vendida, só no seu primeiro mês de fabricação o Mirai recebeu mais de 1.500 pedidos de compra no Japão.


O Mirai possui autonomia para rodar 650 km sem necessidade de reabastecimento. Se a ideia da Toyota der certo ele pode chegar bem caro por aqui, mas isto já não é novidade para o Brasil que têm os preços mais altos do mundo.










0 comentários:

Postar um comentário