quinta-feira, 3 de março de 2016

OS CARROS QUE RECEBERAM NOMES DE PILOTOS FAMOSOS


Grandes carros do passado fizeram seu nome pelo simples fato de terem recebido nomes de pilotos famosos, estouraram em vendas no mercado e são lembrados até hoje porque eram diferenciados dos demais, com traçados ousados e esportivos e eram considerados os top´s de linha no seu segmento.

A ideia das marcas que patrocinavam os pilotos (a maioria deles da F1), era promover seus carros e lançamentos com a assinatura do piloto, garantindo assim a qualidade do automóvel e certamente garantia de sucesso nas vendas; quem não queria ter um carro com um nome de um piloto da F1?

As montadoras acertaram em cheio com esta tática, foi o maior sucesso de vendas até hoje registrados e não era pelo carro em si, mas sim por ter o nome do piloto na tampa do porta malas, jogada de gênio.

Os pilotos faziam comerciais de seus carros e até usavam eles no seu cotidiano. Um deles foi o famoso Monza Classic 500 E.F ou Monza Fittipaldi, como era mais conhecido. O Monza foi testado pelo próprio Emerson e aprovado, o carro foi um dos primeiros a ter injeção eletrônica no Brasil e vinha com níveis de ruídos baixos e outros acessórios que só a linha Fittipaldi oferecia, ele era considerado o sedã de luxo da GM na época.

Monza Fittipaldi

Anos mais tarde, com o sucesso do Monza, a GM tenta novamente lançando dois modelos de carros populares com o nome do famoso piloto da F1 Nelson Piquet. O primeiro foi o Corsa Piquet, que era igual aos demais corsas, só quem com alguns incrementos a mais.

Corsa Piquet

Apesar do nome de piloto da F1 e das rodas do Corsa GSi, o Corsa Piquet era basicamente um modelo Wind/Super com motor 1.0, pintura especial na cor amarela e um emblema estilizado com a tradicional gota do capacete de Piquet. Foram produzidas apenas 120 unidades para a frota da Arisco, que era patrocinadora do piloto brasileiro na época.

Em 2003 mais uma vez a GM lança outra edição especial com o nome do piloto, o Celta Piquet, mas desta vez usou o 1.0 equipado com saias laterais e dianteira, rodas de liga leve de 13 polegadas e a mesma pintura amarela e o logotipo Piquet. O Celta é ainda mais raro: foram apenas 30 unidades feitas para um sorteio da marca de palha de aço Assolan.

Ambos não fizeram tanta fama por serem limitados e muita gente nunca ouviu falar sobre eles, algumas unidades ainda rodam por aí, sorte de quem conseguiu ter o seu.

Celta Piquet

A poucos anos atrás foi a vez da Fiat usar esta tática, lançou o famoso até hoje Stilo Schumacher, criado na época em que o piloto Michael Schumacher foi mais uma vez campeão do mundo na F1. O carro vinha com rodas personalizadas, itens de série exclusivos e podia chegar até a marca de 195km/h, além de ser muito charmoso. Foi o maior registro de vendas deste modelo no Brasil, fez o Fiat Stilo ter uma boa fama e é até hoje um dos carros prediletos de muitos brasileiros.

Stilo Schumacher

Ayrton Senna, o mais famoso piloto brasileiro, também teve o seu carro, ele não vinha com seu nome, mas Senna o usava muito no seu dia-a-dia e acabou ganhando patrocínio da Ford e até fez alguns comerciais para a marca. Era um Escort XR3, Senna sempre era flagrado em seu Escort e o usava para ir ao trabalho, por este motivo o carro também ganhou fama e foi um dos mais vendidos da marca na época.

Senna e seu Escort XR3

Muitos outros carros levaram nomes de pilotos em outras partes do mundo, fizeram sucesso e são lembrados com carinho, mas normalmente estes carros lembravam velocidade e acabavam induzindo as pessoas a ultrapassarem os limites de velocidade, o que poderia gerar graves acidentes, então atualmente as grandes montadoras não investem mais nesta ideia.














0 comentários:

Postar um comentário