terça-feira, 8 de março de 2016

A MAIOR CORRIDA DO PLANETA


São 24 horas sem parar, dois pilotos por equipe que se revezam dia e noite até a prova ser concluída.

As 24 Horas de Le Mans é uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo e a principal prova do Campeonato Mundial de Endurance da FIA. É apontada como a maior corrida do planeta. A prova de resistência que dura 24 horas é disputada anualmente desde 1923, no Circuit de la Sarthe, em França.


Sua criação foi para a contribuição e evolução do progresso técnico do automóvel. Em 1922, o clube anuncia a nascimento de um novo tipo de competição na Sarthe, uma prova de resistência.

Le Mans é a mais antiga e a mais prestigiada corrida de resistência para carros desportivos e protótipos. 


O circuito tem a extensão de 13650 metros e usa parte do autódromo Bugatti, mas é composto em sua maioria por estradas nacionais. A parte do autódromo em que os pilotos conseguem desenvolver mais suas máquinas é a reta de Hunaudières: extensão de 5 km onde os protótipos mantêm uma velocidade de mais de 400 km/h durante um minuto.


O recorde de vitórias pertence ao dinamarquês Tom Kristensen, com nove sucessos, e o recorde de vitórias por construtores é detido pela Porsche, com dezessete.

Para enfrentar uma acorrida como esta é necessário muito braço, habilidade e acima de tudo resistência. Pilotos se arriscam a mais de 300 km/h, onde um simples acidente pode ser fatal, como já ocorreu; pneus se esfarelam pela pista e põe o carro à prova.


Le Mans leva milhares de fãs do automobilismo todo ano ao autódromo, com certeza deve ser de tirar o folego assistir a uma prova onde espectadores podem ver de tudo que é possível numa corrida. Modelos das melhores marcas se apresentam e mostram qual é o melhor e mais resistente de todos.
































0 comentários:

Postar um comentário