terça-feira, 8 de março de 2016

FIAT RELANÇARÁ NOVO TIPO


Sim e serão dois, hatch e perua, ambos os modelos serão apresentados oficialmente nos próximos dias, durante o Salão de Genebra.

Ao lado de outros nomes da marca, o Fiat Tipo fez história e é um dos carros que mais chamou a atenção de muitos brasileiros, com estilo, desing e ousadia.


Muito parecido com modelos da Hyundai, o Tipo trouxe um ar inovador, com muita tecnologia e traços esportivos.


No geral, são dois desenhos conservadores, sem grandes explosões de ousadia. As motorizações seguem um padrão discreto e acessível: 1.4 16V de 95 cavalos e 1.6 16V de 110 cavalos, além de duas opções a diesel com respectivamente 95 e 120 cavalos. 

As opções de câmbio serão manuais de 5 e 6 marchas e automático de 6 marchas.


O carro já é comercializado em outros países e não há certeza se ele será lançado por aqui, mas os boatos são fortes que sim. O modelo, vale lembrar, compartilha a plataforma do Jeep Renegade, produzido na fábrica do grupo FCA em Goiana/PE.
























A MAIOR CORRIDA DO PLANETA


São 24 horas sem parar, dois pilotos por equipe que se revezam dia e noite até a prova ser concluída.

As 24 Horas de Le Mans é uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo e a principal prova do Campeonato Mundial de Endurance da FIA. É apontada como a maior corrida do planeta. A prova de resistência que dura 24 horas é disputada anualmente desde 1923, no Circuit de la Sarthe, em França.


Sua criação foi para a contribuição e evolução do progresso técnico do automóvel. Em 1922, o clube anuncia a nascimento de um novo tipo de competição na Sarthe, uma prova de resistência.

Le Mans é a mais antiga e a mais prestigiada corrida de resistência para carros desportivos e protótipos. 


O circuito tem a extensão de 13650 metros e usa parte do autódromo Bugatti, mas é composto em sua maioria por estradas nacionais. A parte do autódromo em que os pilotos conseguem desenvolver mais suas máquinas é a reta de Hunaudières: extensão de 5 km onde os protótipos mantêm uma velocidade de mais de 400 km/h durante um minuto.


O recorde de vitórias pertence ao dinamarquês Tom Kristensen, com nove sucessos, e o recorde de vitórias por construtores é detido pela Porsche, com dezessete.

Para enfrentar uma acorrida como esta é necessário muito braço, habilidade e acima de tudo resistência. Pilotos se arriscam a mais de 300 km/h, onde um simples acidente pode ser fatal, como já ocorreu; pneus se esfarelam pela pista e põe o carro à prova.


Le Mans leva milhares de fãs do automobilismo todo ano ao autódromo, com certeza deve ser de tirar o folego assistir a uma prova onde espectadores podem ver de tudo que é possível numa corrida. Modelos das melhores marcas se apresentam e mostram qual é o melhor e mais resistente de todos.
































segunda-feira, 7 de março de 2016

FIAT 147 ATRAVESSA A PONTE RIO-NITERÓI COM APENAS 1 LITRO DE GASOLINA


O carro que marcou a chegada da montadora Fiat Automóveis no Brasil foi o Fiat 147; a intenção da montadora italiana era trazer um modelo com mais tecnologia e economia em relação ao concorrente Fusca, que era o carro mais vendido nesta época.


Primeiro carro produzido pela Fiat do Brasil que abria sua fábrica em Betim/MG, o 147 trazia novo conceito em tecnologia, aproveitamento de espaço e em tempos de crise do petróleo atendia um mercado que exigia um carro econômico, e para provar esse aspecto num de seus comerciais de lançamento, a Fiat exibiu um 147 L atravessando a ponte Rio-Niterói (14 km) com apenas 1 um litro de gasolina. Foi oferecido primeiramente na versão L e GL de motor 1050 e 55cv, posteriormente ganhou versões mais requintadas com motor 1300 61cv; A GLS e o esportivo "Rallye", houve também uma série especial chamada "TOP". Assista ao comercial do 147 atravessando a ponte...


O Fiat é considerado até hoje um dos carros mais econômicos do Brasil, fez história numa época em que só haviam carros grandes e beberrões por aqui, era pequeno, mas espaçoso, parecia frágil, mas era bem resistente e com comerciais como este e outros ganhou a aprovação do público brasileiro.

CHE GUEVARA ATRAVESSOU A AMÉRICA SOBRE UMA MOTO


Ernesto Guevara De La Serna, nome do famoso revolucionário Che Guevara.

Guevara foi um dos ideólogos e comandantes que lideraram a Revolução Cubana (1953-1959) que levou a um novo regime político em Cuba.

Nascido em Rosário Argentina em 14/06/1928, Che estudante do curso de medicina de uma universidade local, sempre teve compaixão com seu próximo, principalmente com os enfermos e vítimas da hanseníase.


Visando ajudar aos necessitados e doentes que viviam em clínicas em toda a América, Ernesto e seu amigo Alberto Granado em 1952 decidem viajar de moto para cruzar o continente em direção ao norte passando por vários países. Saindo de Rosário Argentina, no começo o intuito era chegar até aos EUA na sua pequena moto, mas o final desta viagem termina na Venezuela com sua missão cumprida após vários dias de jornada e muitas histórias vividas.

Esta viagem deu origem a um filme chamado “ Diários de Motocicleta”, que conta a história de dois viajantes sobre uma moto enfrentando frio, fome, calor e cansaço em prol de uma missão de ajuda e amor ao próximo.


É um filme de drama biográfico de 2004 produzido pela Argentina, Brasil, Chile, Reino Unido, Peru, Estados Unidos, Alemanha e França, com direção de Walter Salles. A produção é sobre a viagem e livro de memórias escrito por Ernesto Guevara de 23 anos de idade, que mais tarde se tornaria conhecido internacionalmente como o icônico comandante guerrilheiro marxista e revolucionário Che Guevara; assista ao trailer de “Diários de Motocicleta”.


A pequena e frágil moto que carregava os dois amigos, tinha vários problemas mecânicos e só conseguiu percorrer 800 km do trajeto, sendo abandonada dias depois, assim Che e Alberto continuaram a viagem pegando carona ou a pé, contando com o auxílio de pessoas que eles encontrariam nas estradas até seu destino.

Histórias como estas são raras e muito interessantes, onde aventureiros e seus veículos em um vínculo de amizade, se arriscam pelas estradas mundo a fora sem olhar para trás e com muita confiança em suas máquinas, que os levam aonde nem podemos imaginar.

Se você gosta de deste tipo de aventura, assista ao filme, vale a pena.






























domingo, 6 de março de 2016

MERCEDES ABRE SEU MUSEU PARA A RIVAL BMW


Homenagem aos 100 anos da concorrente inclui também vaga VIP no estacionamento e almoço com cardápio especial para os trabalhadores da montadora de Munique.


Em comemoração aos 100 anos da BMW, a grande montadora Mercedes abriu as portas de seu museu para funcionários da concorrente, provando que há rivalidade no mercado, mas também há amizade entre elas.


Entre os dias 8 e 13 de março, os trabalhadores da montadora baseada em Munique entram de graça no espaço que conta a história da marca da estrela, em Stuttgart.


E os primeiros 50 funcionários da BMW serão premiados ainda com uma refeição gratuita com um cardápio especial.


A Mercedes-Benz completou em janeiro os 130 anos da construção do Benz Patent Motorwagen, o primeiro carro do mundo equipado com motor a gasolina. A data é considerada como o marco de fundação da empresa.














VOLKSWAGEN UP DEIXA HONDA CIVIC PARA TRÁS


O vídeo abaixo já virou epidemia nas redes sociais, onde mostra um pequenino VW UP, em um racha contra um Honda Civic na Marginal Pinheiros em São Paulo, confira...


O UP visto no vídeo é um VW speed Up TSI, que é uma versão turbo do utilitário da Volks, ele é leve, forte e rápido, mas ainda não se sabe se o carro visto no vídeo tem o motor preparado para gerar mais potência.

O propulsor do Up! TSI é um bloco de três cilindros de 1.0 litro, dotado de turbo, injeção direta de combustível e intercooler, capaz de gerar 101 cv com gasolina e 105 cv quando abastecido com etanol. O torque é de 16,8 kgfm a partir de 1.500 rpm com qualquer um dos combustíveis. Entretanto, algumas oficinas já oferecem kits de preparação que prometem elevar a potência do pequeno motor TSI para os 125 cv e fazer o torque superar os 20 kgfm.

O Civic VTI, é equipado com um motor de 1.6 litro de 16 válvulas naturalmente aspirado, que desenvolve 160 cv de potência e 15,8 kgfm de torque. Porém, de acordo com uma fonte próxima ao dono do veículo, o Civic possui uma leve preparação que amplia a potência em 20 cv.


O que deu para reparar bem no vídeo, é que nome e tamanho não é documento, o Up deixa o Civic para trás com uma distância razoável do rival.

Foi uma corrida e tanto, mas temos que lembrar que racha em uma avenida ou em outras vias públicas é crime e também é considerada pelo Código Brasileiro de Trânsito uma infração de natureza gravíssima e sujeita a multa R$ 1.915,40. Em caso de vítimas com lesões graves, a pena é de três a seis anos de reclusão, e de cinco a dez anos nos casos com vítimas fatais.

Acima de tudo uma atitude vergonhosa e ninguém deve repetir, colocando vidas em risco em troca de adrenalina.












sábado, 5 de março de 2016

PORQUE OS BRASILEIROS AMAM CARROS REBAIXADOS


Isto já se tornou uma febre em praticamente todas as cidades brasileiras, carros baixos, alguns sem suspensão, raspando no chão e quebra-molas e deixam cada vez mais pessoas interessadas neste estilo.

Assim como roqueiros gostam de calças rasgadas e cabelo grande; assim como punks gostam de um estilo agressivo e diferente; assim como mulheres gostam de maquilagem e roupas caras, eles amam seus carros rebaixados, quanto mais baixo melhor, a centímetros do chão, há aqueles que até usam chapa de aço sob a carroceria para proteger seu veículo rebaixado de possíveis raspadas no asfalto.


Enfim é um estilo, tem se tornado muito comum entre jovens e chamam muita a atenção por onde passam, mas fica a dúvida; carro rebaixado não é proibido? Pode trazer danos e diminuir a vida útil do veículo? Muda alguma coisa no conforto e dirigibilidade?


Como você deve saber, modificações na suspensão são um trabalho delicado e podem afetar diretamente a segurança do veículo. Por esta razão, é obrigatória a inspeção por oficinas credenciadas pelo Inmetro e uma posterior autorização emitida pelo Departamento de Trânsito local.

Em relação a proibição, é uma polêmica que acontece a anos no Brasil, foram tomadas medidas de proibição pelos departamentos de trânsito das cidades, mas temporárias e encontram brechas na lei que permitem uma pessoa ter um carro com a suspensão alterada, desde de que seja feita a inspeção e regularizada pelo Conselho Nacional de Trânsito, o que nem sempre ocorre.

Vamos ver o que diz a Lei;

Segundo o artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro, nenhum proprietário poderá fazer modificações sem autorização da autoridade competente, e o artigo 106 deixa claro que “em caso de modificação de veículo será exigido, para licenciamento e registro, um certificado de segurança expedido por instituição técnica credenciada por órgão ou entidade de metrologia legal, conforme norma elaborada pelo Contran. ”
Isso significa que você pode modificar seu carro, desde que o Detran e o Contran autorizem as modificações.


Além de comprometer a segurança, o rebaixamento altera totalmente a dirigibilidade do veículo, perdendo em conforto e estabilidade. Carros são fabricados com uma engenharia moderna, mas para manter suas características de fábrica e qualquer alteração muda totalmente seu desempenho e durabilidade.

Mas apaixonados são apaixonados, não querem saber de blá, blá, blá nem nada, querem andar e desfilar pelas ruas com seus rebaixados e trazer um estilo diferente de carros, afinal, gosto é gosto e cada um tem o seu, mesmo que seja tratando-se de seu carro.




























INSULFILM BLINDADO PROTEJE SEU CARRO E SUA VIDA


Até pouco tempo só sabíamos que uma pessoa que quisesse uma blindagem nos vidros e se proteger de possíveis assaltos teria que pagar caro pela troca e não tinha muitas opções, nem todos os modelos de carros podem receber vidros blindados, pois são muito pesados e a maioria deles nem abrem devido a sua forte estrutura.

Hoje em dia, a cidade de São Paulo tem o maior índice de assaltos a mão armada no mundo e 40% destes assaltos estão associados a automóveis, muitas vezes furtos quebrando vidros de carros estacionados e outras vezes roubos em semáforos, etc...

Devido a esta insegurança nas grandes capitais, muitos proprietários de veículos decidiram não depender somente das forças policiais e blindar seus carros, tentando se proteger do bandido armado. Infelizmente só pessoas com um bom poder aquisitivo podem aderir a uma blindagem no seu veículo, ela se tornou algo de luxo devido ao seu alto custo que pode chegar até R$ 30 mil dependendo do modelo do carro, ou seja, outro roubo.



Pensando nisso, a empresa Insulfilm, maior fabricante de películas de vidro atualmente, decidiu desenvolver uma nova película para autos (blindada) com o intuito de proteger seus usuários contra tiros de arma de fogo, pancadas e acidentes. Ela aumenta a resistência dos vidros de 7 a 18 vezes mais do que um comum.


A colocação de películas protetoras em todas as áreas envidraçadas dos automóveis tem se tornado comum no Brasil. Vários veículos já saem da concessionária com este acessório colocado e várias agências de veículos já oferecem o item até como argumento de venda.

A película blindada é feita de um material super-resistente e de acordo com o fabricante ela oferece os seguintes benefícios:

*Alta resistência a impactos
*Eventual resistência a tiros
*Alta proteção contra cortes em caso de acidentes
*Mantém a cor e transparência do vidro
*Diminui em até 30% a poluição sonora

Estas películas de segurança ou películas de blindagem, como também são conhecidas, transformam os vidros do carro em material resistente a impactos de projeteis (calibres .22, .38 e 9mm), sem interferir na transparência. Também não há nenhuma alteração na visibilidade que motorista e passageiros tem através dos vidros.


O mais interessante disso tudo é que ela tem baixo custo se comparada a um vidro blindado, custa a partir de R$ 400,00 (aplicação completa) nas empresas que oferecem o serviço e tendem a diminuir seus preços com o passar do tempo e com a concorrência.

Sem dúvidas vale a pena fazer esta aplicação que além de fazer o motorista se sentir seguro, tem um ótimo custo benefício, tratando da integridade física de pessoas que estão no interior do veículo.





























sexta-feira, 4 de março de 2016

TOYOTA LANÇA CARRO MOVIDO A LIXO


No final de 2014, a montadora japonesa Toyota (referência no mundo automotivo) lançou um carro revolucionário e a intenção da montadora é mudar o mundo com este modelo inovador.

Seu nome é Mirai e ele é um carro elétrico, mas sua energia não vem de tomadas (como no Nissan Leaf), nem de um motor a combustão gerando carga para baterias, mas sim de pilha a hidrogênio, ele emite zero de poluente e o que sai do espacamento é somente água limpa, produto final da reação interna de hidrogênio com o oxigênio do ar.


Mas daí vem a pergunta; onde o lixo entra nesta história?

Acontece assim: Postos com bombas especializadas transformam matéria orgânica e inorgânica em hidrogênio, este hidrogênio carrega baterias que servem de combustível para o carro, isto causou uma certa polêmica entre os americanos que já tem grande parte do país equipado com postos elétricos, diferente do usado pelo Mirai. Quando os americanos perguntaram com o que o carro poderia ser abastecido, eles responderam:

“O hidrogênio pode ser obtido de diversas fontes, permitindo que o Mirai seja movido inclusive a "bullshit", termo inglês que significa cocô de vaca (literalmente), merda (no uso corriqueiro) ou bobagem/besteira (na mesma acepção do português).


Mas para ter um carro destes é preciso desembolsar R$ 170 mil no Japão e mais de R$ 220 mil na Europa, sem contar os impostos e já contabilizando a ajuda dos governos locais para modelos "verdes" e ainda tem que esperar numa fila quilométrica, pois sua produção é de apenas 3 carros por dia ou 700 unidades por ano, ou seja, sua frota de 3 anos já está toda vendida, só no seu primeiro mês de fabricação o Mirai recebeu mais de 1.500 pedidos de compra no Japão.


O Mirai possui autonomia para rodar 650 km sem necessidade de reabastecimento. Se a ideia da Toyota der certo ele pode chegar bem caro por aqui, mas isto já não é novidade para o Brasil que têm os preços mais altos do mundo.










FIAT LANÇARÁ COMPACTO PARA SUBSTITUIR UNO VIVACE


E a melhor notícia é que ele custará até R$ 30 mil, praticamente o mesmo preço praticado pelo Uno Vivace atualmente. Já estava mais do que na hora de uma inovação nos subcompactos da marca Fiat, uma vez que o Uno já é bem antigo e só passou por uma grande modificação em mais de 25 anos de mercado, diferente do palio que sempre é atualizado pela marca.

Se chamará Fiat Mobi e será o segundo lançamento da marca em 2016, uma vez que a picape Toro já foi lançada no começo do ano; alguns de nossos leitores flagraram o Fiat Mobi em testes pelas ruas do Brasil.


Seu lançamento será entre março e abril, segundo informações, a meta é ver o Mobi lançado integralmente e rodando nas ruas brasileiras até o final do semestre. A produção será inteiramente realizada na fábrica de Betim/MG.

O nome “Mobi” vem de mobilidade, que tem a ver com seu motor econômico permitindo grande mobilidade na cidade que é seu maior foco. Com certeza ele concorrerá com o novo carro da Volks, o compacto Up, que seguem a mesma linha.


A única coisa que a montadora italiana deixou a desejar foi não ter criando ainda um motor para o novo Mobi, que contará com o antigo motor 1.0 Fire Evo do Uno. Seu novo motor só deve surgir em 2017, mas isso está mais do que na cara que é jogada da montadora, para todos aqueles que adquiriram o modelo com motor antigo trocam por um novo em 2017, ninguém quer ter carro novo com motor velho com um modelo novo no mercado, tática de montadoras.


O Mobi será equipado em 2017 com um motor mais forte e inovador, (cerca de 80 cv e 10 kgfm em regimes mais baixos) e com sistema start-stop. Se ele vender a metade do que o Uno foi vendido no Brasil, certamente fará muito sucesso por aqui.